Tecnologia reduz o tempo de consertos de vazamento em Joinville

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A Companhia Águas de Joinville conta com a tecnologia para identificar os locais com falta de água na cidade e, assim, realizar consertos de vazamento com mais agilidade. 

Para isso, é feito um monitoramento das reclamações relacionadas a abastecimento – recebidas pelo site e pela central telefônica 115 – de forma visual e automática. 

Em uma tela que exibe o mapa de Joinville, a região que recebeu mais reclamações fica com uma cor diferente. Outra tela mostra os pontos de reclamação de falta de água na região indicada pelo outro mapa.

No local em que os pontos estão mais concentrados, é feita uma análise do nível do reservatório mais próximo e dos pontos de pressão e vazão espalhados pela rede de distribuição. Com o cruzamento desses dados é possível determinar o local aproximado dos rompimentos de rede. 

O processo ocorre no Centro de informações e operações (CIOP), setor responsável por analisar e cruzar dados, transformando-os em informações úteis para tomadas de decisão. 

“Antes, era necessário acessar um sistema e gerar um relatório para ter a lista de reclamações de abastecimento recebidas no dia. Agora, o sistema está integrado a um mapa e é atualizado automaticamente a cada cinco minutos”, afirma Rafael Eduardo da Cunha, coordenador do CIOP.   

Se a água não aflora no asfalto, a equipe de geofonamento é acionada para localizar o vazamento oculto que está prejudicando o abastecimento da região.

O geofone é um aparelho que capta o som da água escapando pela tubulação e, assim, é possível determinar o local do rompimento de rede. A varredura é realizada de madrugada, horário em que a pressão da água é maior e o ruído ambiental, menor.

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