Santa Catarina decreta situação de emergência devido ao avanço do Coronavírus

Prefeitura de Joinville orienta onde procurar atendimento se estiver com sintomas de Coronavírus
17 de março de 2020
Prefeitura de Joinville divulga decreto suspendendo serviços não essenciais
18 de março de 2020

Foto: Getty Images via BBC

O governador Carlos Moisés (PSL) anunciou nessa terça-feira, 17, em coletiva de imprensa o decreto de situação de emergência em todo território do estado catarinense. A medida foi anunciada após longa reunião e da confirmação de transmissão comunitária do Covid-19 na região sul do estado, que acontece quando não é mais possível identificar a fonte de contaminação

No decreto ficou definido ações drásticas para evitar a propagação do vírus. Uma das ações é que estão suspensos por 30 dias eventos de qualquer porte e por sete dias estão supensos o funcionamento de shoppings, restaurantes, novas reservas em hotéis e serviços de transporte colerivo municipal e intermunicipal. Tais medidas começam a valer no dia 18, quarta-feira. Moisés completou anunciando que farmácias, mercados e postos de combustíveis devem seguir funcionando, como também serviços funerários, de gás e água. A expectativa é que o número de casos confirmados aumente no estado.

Em Joinville vale destacar que a secretaria da Saúde do Município de Joinville mudou o protocolo para atendimento de quem está com suspeitas de infecção do coronavírus. Quem voltou de viagem do exterior nos últimos 14 dias ou teve contato com algum caso suspeito e apresentou os sintomas característicos da doença , como febre alta, tosse, falta de ar, dores de cabeça, garganta e articulações, devem procurar uma das três Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) da cidade. As unidades atuam 24 horas, todos os dias.

A medida foi tomada para evitar fluxo nas Unidades Básicas de Saúde por pessoas que estejam sujeitas à transmissão do vírus e limitar maior circulação pública. Com o direcionamento apenas para pronto atendimentos, a logística para atendimento de usuários que apresentem sintomas se torna mais eficiente para o sistema de atenção de risco.

.

Segue endereços dos PAs:

Pronto Atendimento Norte (PA Norte) – Rua Guilherme, s/nº – Costa e Silva

Unidade de Pronto Atendimento Leste (UPA Leste) – Rua Mafalda Laurindo, 262 – Aventureiro

Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul) – Rua Monsenhor Gercino, s/n – João Costa

 

 

 

.

 

 

 

Texto: Israel Antunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *