Santa Catarina confirma 28 casos do novo coronavírus

Joinville confirma segundo caso do novo coronavírus
19 de março de 2020
Joinville confirma o quinto caso do novo coronavírus
25 de março de 2020

Foto: Getty Images via BBC

A Secretaria do Estado da Saúde confirmou na manhã desta sexta-feira (20), o número de 28 casos de contaminação por coronavírus. Um aumento de (7) novos casos desde o último boletim informativo do governo, todos eles confirmados pelos exames avaliados no Laboratório Central de Saúde Pública, o (LACEN).

Em Santa Catarina Já são 12 municípios com registros de pacientes com Covid-19. Florianópolis lidera a lista com (8), Balneário Camboriú (4), Braço do Norte (4) Rancho Queimado (2) Joinville (2), Tubarão (2), São José (1) Criciúma ( 1), Pomerode (1), Jaraguá do Sul (1), Imbituba (1) e Itajaí (1). De ontem para hoje, entraram na lista as cidades, Cricíuma, Pomerode, Jaraguá do Sul, Imbituba e Itajaí. Além disso, Santa Catarina investiga outros 273 casos em todas as regiões do Estado. O número é o mesmo em relação ao boletim da noite de quinta-feira.

Como há casos de transmissão comunitária, quando a origem do contágio não é identificada, o Estado atua com ações para emergência em saúde pública (nível 3). O governador Carlos Moisés decretou situação de emergência em Santa Catarina na terça-feira (17), restringindo o atendimento ao público em serviços que não são considerados essenciais.

Em Joinville os números atualizados no último boletim, trás as seguintes informações: Casos notificados 139; casos descartados 72, aguardando exame 65 casos e confirmados são (2) casos. Vale destacar que, a secretaria da Saúde do Município de Joinville mudou o protocolo para atendimento de quem está com suspeitas de infecção por coronavírus. Quem voltou de viagem do exterior nos últimos 14 dias ou teve contato com algum caso suspeito e apresentou os sintomas característicos da doença , como febre alta, tosse, falta de ar, dores de cabeça, garganta e articulações, devem procurar uma das três Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) da cidade. As unidades atuam 24 horas, todos os dias. O Pronto Atendimento do Hospital Bethesda, em Pirabeiraba, que é conveniado com a Secretaria da Saúde, também pode ser procurado pela população

A medida foi tomada para evitar fluxo nas Unidades Básicas de Saúde por pessoas que estejam sujeitas à transmissão do vírus e limitar maior circulação pública. Com o direcionamento apenas para pronto atendimentos, a logística para atendimento de usuários que apresentem sintomas se torna mais eficiente para o sistema de atenção de risco.

.

Segue endereços dos PAs:

Pronto Atendimento Norte (PA Norte) – Rua Guilherme, s/nº – Costa e Silva

Unidade de Pronto Atendimento Leste (UPA Leste) – Rua Mafalda Laurindo, 262 – Aventureiro

Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul) – Rua Monsenhor Gercino, s/n – João Costa

 

 

 

.

 

 

 

Informações: Prefeitura de Joinville e Governo do Estado

Edição: Israel Antunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *