Programa Mexa-se da Sesporte integra-se às Unidades Básicas de Saúde de Joinville

Mega Ação Rádio Clube Joinville e Mercadão dos Óculos
12 de julho de 2017
Receita do dia | Bolinho de arroz com queijo
13 de julho de 2017

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes, está integrando o programa Mexa-se às unidades básicas de saúde da Secretaria da Saúde. Cada unidade contará com um grupo do Mexa-se, um programa criado com a proposta de usar a atividade física na promoção da saúde e na prevenção da doença.

A intenção, segundo o secretário de esportes Douglas Strelow, é estabelecer uma interrelação com a Secretaria da Saúde. A Sesporte recebeu dados sobre regiões mais vulneráveis e com maior maior índice de doenças, como diabetes, hipertensão e outras. Essas regiões já estão recebendo os novos grupos. “Vamos usar o Mexa-se como uma importante ferramenta de impacto em índices da saúde”, reforça Douglas Strelow.

O grupo usado como piloto para a ampliação do Mexa-se funciona há quase dois anos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Leonardo Schlickmann, no bairro Iririú. Duas vezes por semana, cerca de 60 pessoas – a maioria com mais de 50 anos – chega cedo à unidade para participar de atividades físicas.

Mesmo sem um levantamento científico é possível observar a melhora na saúde física e emocional dos participantes. “Antes eu precisava do apoio de um andador para me locomover. Agora participo de todas as atividades e me sinto muito bem”, conta Closilda Haupt, de 75 anos.

O modelo da UBS Leonardo Schilickmann está sendo levado para todas as UBS e UBSF da Secretaria da Saúde.

O Mexa-se tem 56 grupos em funcionamento e mais 19 em construção. “Depois que os participantes comprovam os benefícios da atividade física, eles vão em busca de outros hábitos saudáveis”, diz Edna Viana, professora de educação física da área da saúde da Sesporte. Edna lembra que as atividades em grupo estimulam a convivência social, favorecendo aos participantes a socialização e a integração.

O Programa Mexa-se também conta com grupos em outros pontos, como lares de idosos, associações de moradores, ginásios, escolas e na Arena Joinville, onde funciona um grupo só com a participação de homens.

O secretário Douglas Strelow lembra que as ações da Sesporte não são realizadas apenas como esporte, mas integradas a outras áreas de ação da Prefeitura. “Queremos usar o esporte como meio de transformação”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *