JOINVILLE REALIZA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À TUBERCULOSE

GANHADOR SORTEIO CAMISA DO JEC
24 de março de 2017
RECEITA DO DIA: FRALDINHA ASSADA NA MOSTARDA
27 de março de 2017

Nesta sexta-feira, 24, é o dia de combate e prevenção á tuberculose. O Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi criado em 1982, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.
A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que ataca preferencialmente o pulmão. Também acomete outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Em Joinville, apesar de muito casos em evidência, o Programa de Controle da Tuberculose, desenvolvido pela Unidade Sanitária da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde de Joinville, tem muito a comemorar, segundo a Dra Patrícia Pacheco de Andrade, que participou do Jornal da Clube Primeira Edição desta sexta-feira.
A tuberculose é transmitida pelo ar, por meio de tosse e espirro. É uma doença curável em praticamente 100% das novas ocorrências, desde que a pessoa receba e complete o tratamento adequado. A convivência com doentes de tuberculose em ambientes fechados e com pouca ventilação favorece a transmissão da doença. A dra Patrícia informou quais são os principais sintomas que a Tuberculose apresenta: Tosse e escarro por mais de três semanas,
Falta de apetite, Emagrecimento, Dor no peito, Suores noturnos, Cansaço fácil, Febre baixa no final da tarde.

Atualmente, o Programa de Controle da Tuberculose do município tem 131 pacientes em tratamento, realizado gratuitamente. A tuberculose tem cura, porém precisa de um emprenho do paciente já que o tratamento pode durar até 24 meses.
Os participantes da equipe do Programa de Controle da Tuberculose, desenvolvido pela Unidade Sanitária da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde de Joinville, participaram pela manhã de uma palestra, sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
Para a comunidade de uma forma geral serão distribuídos folders educativos, na Praça da Bandeira, esclarecendo sobre os sintomas e como prevenir a doença. A ação será das 14 às 16 horas, em parceria com estudantes do curso de Biomedicina, do Centro Universitário Católica de Santa Catarina. As Unidades Básicas de Saúde também receberam o material para orientar os moradores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *