Hospital Infantil de Joinville terá primeira ala psiquiátrica de Santa Catarina

Maior feira do livro da história de São Francisco do Sul começa em 25 de Agosto
7 de agosto de 2017
07 de Agosto | Dia Estadual da Lei Maria da Penha
7 de agosto de 2017

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, está prestes a se tornar a primeira instituição pediátrica pública de Santa Catarina a contar com uma ala exclusiva de psiquiatria. Em construção desde 2015, o setor deve ficar pronto em até 45 dias e vai abrigar 14 leitos, dez a mais do que a capacidade atual.

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria faz parte da rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e oferece 100% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há três anos a entidade presta serviços de psiquiatria em quatro quartos adaptados, conforme solicitação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ao governo de Santa Catarina.

O espaço provisório pertence a uma das alas de internação geral, no terceiro andar do hospital, que foi adaptada para atender à demanda de pacientes até que a ala de referência seja ativada. Os leitos atuais passaram por adaptações, como a colocação de protetores nas lâmpadas e janelas. Também houve a retirada das réguas utilizadas para a saída de gases medicinais e das vitrines de vidro pelas quais a equipe de enfermagem acompanha os pacientes.

De acordo com o hospital, a medida é necessária para oferecer mais segurança aos pacientes, que, dependendo do caso, em contato com objetos como o vidro e os aparelhos de ar condicionado podem se machucar. Os quartos atuais voltarão a ser utilizados para internações de outros setores quando a ala psiquiátrica iniciar os atendimentos, uma vez que já vai contar com padrões específicos.

A expectativa é de que o espaço possa quadruplicar o número de pacientes psiquiátricos atendidos por ano na unidade. Isso com relação aos atendimentos realizados em 2016, quando houve 67 internações de crianças e adolescentes (até 17 anos) na psiquiatria do Hospital Infantil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *