Escola de Joinville inaugura primeiro espaço maker da rede municipal de ensino

Receita do dia | Lasanha de frango saudável
30 de novembro de 2018
Receita do dia | Estrogonofe de Bis
6 de dezembro de 2018

A Escola Municipal Gov. Pedro Ivo Campos, em Joinville, inaugurou o Espaço Maker, local que vai aprimorar o ensino de diversas disciplinas para mais de mil alunos da unidade. Também foi lançado o Clube de Robótica, grupo de alunos com aprimoramento de atividades da área nas escolas municipais. Tanto o Espaço Maker e o Clube da Robótica são os primeiros neste formato na rede municipal de ensino de Joinville. A educação maker (fazer, em inglês) é um conceito que estimula o aprendizado por meio da experimentação.

“Mais uma vez a educação de Joinville é pioneira em Santa Catarina e no Brasil. Temos aqui o lugar que respira inovação, tecnologia e aprendizado”, afirmou o secretário de Educação, Roque Mattei, durante discurso de inauguração que ocorreu no último sábado (24).

O ambiente do Espaço Maker foge do convencional de uma sala de aula comum. Nas paredes foram desenhadas fórmulas matemáticas em 3D. As carteiras estão dispostas de maneira que os estudantes trabalhem em grupo. Há bancadas para montagem de objetos que auxiliam da aprendizagem nas áreas de ciências, matemática, geografia, robótica e por aí vai.

A diretora da escola Isolete Alves Vicente Salomon contou que tudo começou com a ideia da criação de um laboratório de matemática, porém o projeto foi mais além. “Precisávamos de um lugar que atendesse todas as demandas, principalmente através da tecnologia”, conta.

O professor de matemática José Luiz da Veiga entende que “Espaço Maker ajuda a expandir o conhecimento dos alunos”. Ele já utilizava o tablet e lousa digital em suas aulas e agora pode buscar outros recursos para melhorar ainda mais as práticas pedagógicas. O aluno Arthur Bernardo Köhler Olsen, 14 anos, usou a miniatura de uma catapulta para explicar conceitos teóricos. “Nesse aqui, a gente viu na prática como é aplicada a fórmula de bháskara e até princípios da física”, conta entusiasmado.

Clube de Robótica

O Espaço Maker também irá servir como local de estudo dos alunos que compõem o primeiro Clube de Robótica da rede municipal de ensino de Joinville, com atividades no contraturno escolar.

Eles aprenderam conceitos de programação de computador e eletrônica. Um dos integrantes é Lucas Estevão Weimann, estudante do 9º ano, se mostrou empolgado. “O Clube de Robótica é necessário, pois é a atualidade, além disso meu relacionamento com outros colegas melhorou 100%. Houve uma interação a mais.”

A Secretaria de Educação irá expandir Clube de Robótica para todas demais escolas municipais. Desde que o projeto de robótica foi implantado, em 2017, mais de 1800 alunos participaram de aulas de robótica livre e robótica educativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *