Arquivo Histórico de Joinville realiza roda de conversa sobre ofícios antigos

Anitta lamenta morte de seu cachorro Afonso
29 de abril de 2019
Mãe e filha são baleadas no Vila Nova, em Joinville
29 de abril de 2019

No dia 13 de maio, segunda-feira, das 15 às 17 horas, o Arquivo Histórico de Joinville realiza a Roda de Conversa sobre antigos ofícios desempenhados na cidade.

O evento é alusivo ao Dia do Trabalho, 1º de maio, pautado na metodologia da educação patrimonial, e tem o objetivo de aproximar a comunidade das atividades do Arquivo Histórico, bem como levá-la a reflexões sobre a formação histórica e econômica de Joinville.

Entre as profissões que serão comentadas durante o evento, com a utilização de fotos e textos pertencentes ao acervo do arquivo, estão: sapateiro, oleiro, ferreiro, parteira, alfaiate, bordadeira, costureira, tipógrafo, telegrafista, barbeiro, engraxate, alambiqueiros, operadores de engenho (farinha, açúcar, araruta), caixeiro viajante, fotógrafo, ferroviário, telefonista, datilógrafo, padeiro, coletores de carro da meia-noite, coletores de cubos (excrementos), leiteiro, lavrador, amolador, afiador, pipoqueiro, lanterninha, açougueiro, benzedeira, marceneiro, carpinteiro, serralheiro, doceira, talhadeira, lavadeira, passadeira, cervejeiro, camareira, coveiro, arrumadeira, calceteiro, catequista, jornaleiro, entre outros.

Pessoas que já trabalharam ou que ainda desempenham essas funções também estão convidadas a participar do evento para compartilhar suas experiências.

O encontro sobre antigos ofícios estreia a programação anual das Rodas de Conversa realizadas pelo Arquivo Histórico de Joinville. Os eventos acontecerão sempre às segundas-feiras, na segunda semana de cada mês, com diferentes temas relacionados ao arquivo e de interesse da comunidade.

A Roda de Conversa é aberta ao público e a entrada é gratuita. O Arquivo Histórico de Joinville fica na avenida Hermann August Lepper, 650 – Saguaçu. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *