19 de Abril | Dia do Índio

Restaurante Popular reabre no dia 24 de abril
19 de abril de 2017
Baleia Rosa adapta estratégia do jogo mortal Baleia Azul
19 de abril de 2017

Dezenove de abril, Dia do Índio. A data traz para discussão a realidade indígena no país, questões como a demarcação

Dezenove de abril, Dia do Índio. A data traz para discussão a realidade indígena no país, questões como a demarcação de terras, saúde e educação, além da reflexão sobre os valores e a preservação cultural.

Mas você sabe por que o Dia do Índio é comemorado nesta data?

A ideia surgiu durante um Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940. A princípio, as lideranças indígenas questionaram a realização do evento.
Elas temiam que as reivindicações não fossem atendidas pelos homens brancos. Então, para instrumentalizar a luta por direitos foi criado o Instituto Indigenista Interamericano.
Alguns países aderiram de imediato ao instituto, inclusive o Brasil. Três anos depois, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto lei que criava o Dia do Índio.
O Brasil é um dos países com maior diversidade sociocultural do planeta. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 900 mil índios que se dividem entre 305 etnias e falam ao menos 274 línguas.

A maioria, cerca de 37,4%, está na Região Norte. O Nordeste abriga 25,5%; o Centro Oeste 16%; o Sudeste 12% e a Região Sul, 9,2%.

Entre 2000 e 2010, caiu o percentual de indígenas que moram em áreas urbanas, movimento contrário ao do restante da população nacional. Hoje, cinquenta e sete vírgula sete por cento dos índios brasileiros vivem em terras indígenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *