12 de Maio | Dia mundial do enfermeiro

8º BPM comemora aniversário da Polícia Militar com integração solidária
11 de maio de 2017
Receita do dia | Pirão de Frango
12 de maio de 2017

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado anualmente em 12 de maio.

 

Também conhecido como Dia Internacional dos Enfermeiros, esta data homenageia o trabalho e contributo dos enfermeiros e enfermeiras para a proteção da saúde nos hospitais.

O trabalho desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência continua de cuidados médicos.

Origem do Dia Internacional da Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.

O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.

Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.

Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

Dia da Enfermagem no Brasil

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas.

No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).

Mensagem para o Dia dos Enfermeiros

Dedicação

Profissional de enfermagem, o branco de sua roupa transmite a paz, o calor do seu coração aquece a alma, a sua dedicação levanta o ânimo o seu sorriso alegra o coração o seu carinho faz muita diferença o seu toque transmite energia. Por isso, você é uma dádiva de Deus na vida daqueles que precisam de sua dedicação. Neste seu dia lhe desejamos muita paz, alegria e prosperidade e que o Senhor Deus ilumine sempre sua vida.

Feliz dia do enfermeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *