11 de Outubro | Dia Mundial da Obesidade

Rua Dona Francisca com trecho interditado para obras de manutenção da rede elétrica
11 de outubro de 2018
Bate Bola da Clube | Especial Faculdade Anhanguera
13 de outubro de 2018

11 de outubro foi o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, organizada pela SBEM, com apoio da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica).

A proposta foi chamar atenção para o tema, lembrando que obesidade é uma doença e pode ser prevenida. Entre as orientações da campanha de alerta estão:

  • alimentar-se melhor,
  • fazer exercício,
  • beber água,
  • ter uma boa noite de sono.

Elas que podem fazer grande diferença.

As entidades enfatizam sobre vários temas de prevenção e esclarecem questões importantes como a gordura que se acumula entre os órgãos do abdômen e aumenta a barriga, que é muito perigosa, sempre merece ser combatida.

Este tipo de gordura está por trás de muitos males fatais associados à obesidade. A medida da circunferência abdominal reflete, de forma indireta, o conteúdo de gordura entre os órgãos da região.

Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que a medida igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres, já aumenta o risco, especialmente, para doenças ligadas ao coração. Eliminar gordura abdominal por meio da redução da ingestão calórica e prática de atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta, corrida, pode trazer muitos benefícios, ao reduzir os riscos de doenças.

Para quem deseja participar da campanha ou realizará atividades, a SBEM e a ABESO divulgam materias que podem ser impressos ou compartilhados na internet e redes sociais. São folders, com mensagens para crianças ou adultos; imagens para serem usadas em camisetes e anúncio da campanha.

No mundo, a campanha tem força com ações da World Obesity Foundation, que tem como presidente o Dr. Walmir Coutinho. Foi divulgado um press release para a imprensa internacional com números da obesidade no mundo. Segundo as informações 2.7 bilhões de adultos estarão com sobrepeso em 2025.

“A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) reconhece o crescente aumento no número de casos de sobrepeso e obesidade no Brasil, nas mais diferentes faixas etárias. Acreditamos que políticas públicas de promoção de saúde devem ser adotadas urgentemente pelos gestores nos diversos níveis governamentais: municipal, estadual e federal. Há mais de uma década, a SBEM lançou a campanha da “Escola Saudável”, com o intuito de estimular o hábito de alimentação saudável entre crianças e jovens. É preciso unir forças de todas as Sociedades (WOF, ABESO e SBEM) para sensibilizarmos população e gestores para revertermos esta pandemia de obesidade”. (Dr. Alexandre Hohl – Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *