Instituto Juarez Machado comemora três anos neste sábado (25/11)

Receita do dia | Massa de coxinha sem farinha de trigo
23 de novembro de 2017
Mega-Sena acumula pela 7ª vez seguida e concurso pode pagar até R$ 60 mi no sábado
23 de novembro de 2017

A data será celebrada com programação aberta e gratuita ao público. A AMA Cia de Dança levará uma performance do espetáculo “Um Tango para Juarez”, terá pintura para crianças e grafite com artistas consagrados ao longo do dia

Três anos com as portas abertas para receber o público em um ambiente convidativo à contemplação das artes plásticas. Para marcar a data, a equipe do Instituto Internacional Juarez Machado promoverá neste sábado (25/11) – dia do aniversário do espaço – uma programação especial ao público. As atrações são das 10h até 18h30 trazendo no menu cultural apresentação de dança, pintura para crianças e grafite ao longo do dia. Também será a oportunidade para interagir com a comunidade artística presente no evento. A entrada é gratuita.
O dia também será de homenagem. Juarez Machado prestigiará pela primeira vez “Um Tango para Juarez”, espetáculo criado pela AMA Cia de Dança como um presente ao artista. Para a ocasião, foi preparada uma performance para se adequar ao local. Dirigido pelo coreógrafo Amarildo Cassiano, o trabalho transposta a dramaticidade do que se vê nos quadros para a dramaturgia na dança. “Não são só quadros. Não é linear. As formas se apresentam sinuosas, exóticas e causam até uma certa polêmica. Fiquei me alimentando daquela arte e degustando em uma provocação interior. Imaginei a cena por trás: Quem são aquelas pessoas? De onde vêm? Para onde vão?”. E completa: “A obra é um presente a este artista, que nos alimentou e agora a entregamos como arte-dançada, e ao público, para que se alimente de algo gostoso”.

Em cena, nove bailarinos se apropriam desse DNA artístico e o colocam em cadência em uma performance envolvente. São 20 minutos em que a expressividade, postura e sensualidade do tango permeará toda a obra, dos passos tradicionais desse gênero incorporados à dança contemporânea à trilha sonora ao vivo, com a participação do acordeonista Alex Reimann. A referência musical passa pelo universo de clássicos de compositores tradicionalistas da Argentina, Uruguai e Letão, como Astor Piazolla (Libertango e Michelangelo 70),  Richard Galliano (New York Tango) e Gidon Kremer, com adaptação de arranjos criada especialmente para este trabalho. O projeto conta com o apoio cultural do SIMDEC – Sistema de Desenvolvimento pela Cultura e Prefeitura de Joinville.

O espaço que está crescendo e somando para a vida cultural de Joinville, como externaliza a diretora Melina Mosimann, merece ter uma celebração compartilhada e vivenciada com o público e artistas da cidade. E assim a programação segue para atender toda a família. Além da dança, as crianças terão a oportunidade de uma imersão cultural e artística na cidade com a atividade de pintura com o caderno “Colorir Joinville”, distribuição de pipoca aos visitantes, artistas consagrados estarão por lá grafitando o local – BILBO, Jonca, Igor Gôri, Irmãos Feitosa, Mariê Balbinot e Rafael Role – e visitação gratuita da exposição Transborda, da artista Juliana Stringhini Ruchita, no pavilhão de exposições.

PROGRAMAÇÃO (se chover, será cancelado):

10h às 18h30

Visitação gratuita da exposição Transborda, da artista Juliana Stringhini Ruchita, no pavilhão de exposições do IIJM. Para saber mais acesse: julianastringhini.com.br/projeto/transborda.

11h – Apresentação “Um Tango Para Juarez”

“Um Tango para Juarez” é o novo trabalho da AMA Cia de Dança, criado e dirigido pelo coreógrafo Amarildo Cassiano. O espetáculo é um presente ao artista joinvilense que inspira e dá nome à obra. Para a ocasião foi preparada uma performance com 20 minutos, em que a expressividade, postura e sensualidade do tango permeará toda a obra, dos passos tradicionais desse gênero incorporados à dança contemporânea à trilha sonora ao vivo, com a participação do musicista Alex Reimann. Em cena, nove bailarinos: Beto Magave,Bruno Sousa, Jean Victor Paradella, Lucas Aristides, Rafaela Matos,Raijane Gama, Thais Morato, Valdirene Bernardi e Wiliam Menezes. A iniciativa é viabilizada pelo Simdec.

10h30 às 16h

Carrinho de pipoca com distribuição gratuita para os visitantes

14h às 18h

Espaço criativo para as crianças pintarem os desenhos do caderno “Colorir Joinville”. Criado por Juarez Machado, em 2015, apresenta os 16 principais pontos turísticos da cidade de Joinville.

Ao longo do dia

Para colorir ainda mais este dia, os artistas BILBO, Jonca, Igor Gôri, Irmãos Feitosa, Mariê Balbinot e Rafael Role, estarão grafitando no IIJM.

SERVIÇO:

O que: agenda especial aniversário de 3 anos do Instituto Juarez Machado

Data: 25/11/2017

Horário: 10h às 18h30 (apresentações ao longo dia)

Local: Rua Lages, 994 – América, Joinville – SC / (47) 3033-3036

Entrada: gratuita

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *