Instituto Core de Música seleciona crianças para programa de musicalização infantil e iniciação musical

Receita do Dia | Ponche de Vinho
19 de maio de 2017
19 De Maio | Dia Mundial de combate à Hepatite
19 de maio de 2017

50 bolsas integrais são destinadas para alunos de escolas públicas.

O Instituto Core, associação dedicada a ações educacionais e culturais e gestora da Escola Internacional de Joinville, por meio do Instituto Core de Música (ICM) conclui a seleção das crianças para o programa de musicalização infantil e iniciação musical. Mais de 600 crianças de 4 a 11 anos se inscreveram para o processo seletivo.

A procura por vagas, acima da expectativa, fez o ICM estudar uma ampliação, de 90 para cerca de 120, das quais 40 para Musicalização Infantil (de 04 a 06 anos) e 90 são para Iniciação Musical (de 07 a 11anos). Para crianças de escolas públicas é uma oportunidade de acesso diferenciado ao meio cultural, pois 50 bolsas integrais (aulas e instrumento) foram destinadas a esse público.

O início das aulas regulares está previsto para o final desse mês. Os alunos terão aulas de linguagem e percepção musical, canto coral, além do contato e aprendizado com os instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) percussão erudita e flauta doce (base para futura implementação de instrumentos de madeiras e metais).

O processo seletivo incluiu avaliações com as crianças e entrevistas com os pais, aulas experimentais seletivas, teste musical de percepção rítmica e melódica, e escolha do instrumento musical. O resultado completo do processo seletivo estará disponível no site musica.icore.org.br até o fim desse mês.

O corpo docente é formado por profissionais de renome, com formação em referenciadas escolas internacionais de música. Os professores foram selecionados de forma criteriosa, considerando o domínio da teoria musical e execução dos instrumentos, além da competência didática, comprometimento com o ensino do público infantojuvenil, e vivência em ações socioculturais.

A expectativa do Instituto Core de Música é de formar musicistas de alto desempenho técnico e artístico, colher os primeiros frutos em 2020 com a formação da Orquestra Infantojuvenil e evoluir gradativamente para Orquestra Jovem e Profissional do ICM em Joinville. “Ao mesmo tempo, queremos formar os futuros professores para a contínua geração de novos talentos e cidadãos de excelência”, comenta Sérgio Ogawa, diretor artístico do ICM.

Sobre o Instituto Core
O Instituto Core surgiu da cisão da Sociesc (Sociedade Educacional de Santa Catarina), em fevereiro de 2016. A entidade sem fins lucrativos, herdou o compromisso da Sociesc e da Escola Técnica Tupy de atuar para o desenvolvimento humano e econômico da comunidade. Atua com projetos de aprimoramento da educação e de fomento à cultura, além de manter a Escola Internacional de Joinville.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *