Gidion | 50 anos fazendo história

Terça-feira tem tempo instável e sensação de abafamento em SC
10 de outubro de 2017
Receita do dia | Hambúrguer com catupiry na massa folhada
11 de outubro de 2017

A Gidion está completando 50 anos de história. Uma história que começou em 1967. Com o aumento da demanda em locais mais distantes do centro da cidade, o prefeito Nilson Bender solicitou a criação de novas linhas de transporte coletivo em Joinville. Para atender ao pedido, José Loureiro, um dos donos da Transtusa, fundou a Gidion. A empresa começou a operação naquele ano com três carros com 15 anos de uso. As linhas atendiam à região do Vila Nova, as ruas XV de Novembro, Otto Boehm e suas laterais. Mais tarde foram implantadas mais duas linhas, para o Comasa do Costa e Silva e rua São Paulo. Em 1971, Loureiro deixou a Transtusa e passou a se dedicar somente à Gidion. Nesta época, com 23 carros, a empresa passou a atuar exclusivamente na região Sul da cidade.

A Gidion hoje Conta com 260 veículos. Percorre cerca de 1.300.000 km/mês em aproximadamente 4.500 horários de ônibus distribuídos em mais de 114 itinerários. Tem aproximadamente 850 colaboradores. Oferece serviços de transporte coletivo urbano e de fretamento de ônibus, vans e carros executivos.
O Grupo Gidion é integrado também pelas empresas Verdes Mares (São Francisco do Sul), VMG Log (São José dos Pinhais/PR) e VMG
Aires (Joinville) Trans Notícias Gidion e Verdes Mares.

Em 1978 a nova diretoria, representada por Antenor Bogo, Emendino Roza e Moacir Bogo, assumiu a empresa. A frota contava com 65 ônibus, 55 rodando em condições precárias e 10 estavam parados. Para melhorar a operação foram comprados 10 novos ônibus, 21 motores, 12 toneladas de molas e outros componentes de reposição para evitar ônibus parados. Em 1981 a Gidion se mudou para suas atuais instalações, na rua Copacabana.
A década de 90 marcou o desenvolvimento do transporte coletivo urbano de Joinville. A Gidion participou de todas as ações para modernizar os serviços, oferecer ônibus de qualidade, conforto e segurança aos passageiros.

Na manhã dessa terça-feira (10), a Gidion ofereceu um café para imprensa, onde os convidados puderam conhecer um pouco mais sobre a história e projetos da empresa.

Fotos: André Kopsch 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *