Estudantes aprendem regras de trânsito na Escola Pública de Trânsito de Joinville

Receita do dia | Torta de chocolate de 2 ingredientes
7 de março de 2018
Programação | 25ª Meia Maratona de Joinville
7 de março de 2018

Uma aula diferente. Assim foi a manhã de 30 jovens estudantes da Escola Municipal Prefeito Nilson Wilson Bender, que abriram na terça-feira (06/03/2018) a agenda de 2018 do projeto Trânsito é Vida, coordenado pela Escola Pública de Trânsito.

Os estudantes, na faixa de oito anos, participaram de atividades teóricas e práticas. Primeiro foi uma aula interativa de conhecimentos gerais, ministrada por agentes de trânsito, onde aprenderam regras de como se comportar na rua, como pedestres, ciclistas ou passageiros.

O elemento estimulador é o cenário de um cruzamento onde aparecem faixas, semáforos, placas, carros, ônibus e pedestres em movimentos corretos e errados, cabendo às crianças manifestarem suas opiniões. Na sequência, em duplas, participam de testes do “certo” ou “errado”, orientados por agente de trânsito.

As duas horas de treinamento foram concluídas ao ar livre na pista da Escola de Trânsito, onde colocam em prática os conceitos da sala de aula. Um dos ensaios foi o reforço de como o ciclista deve proceder para pedalar com segurança.

Ao longo de 2018, todas as semanas serão atendidas cerca de 120 estudantes de escolas públicas e particulares por meio da iniciativa.

A agente de trânsito e educadora Maísa Gabriela Fidelis da Silva destaca que todo o projeto Trânsito é Vida é focado na criança e em caráter educativo. “Nossa abordagem é voltada a elas como pedestres, ciclistas ou passageiros, sempre dentro de uma visão de humanização e segurança”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *